O que sinto realmente afeta a humanidade e vice-versa?  

  RSS
(@jose-roberto)

Diversas vezes Krishnamurti disse: "Você é o mundo e o mundo é você". O que significa isso? 

O texto abaixo é ainda mais intrigante e gostaria de discuti-lo neste fórum. 

Só lembrando que é uma tradução informal, não oficial e não revisada.

"Um ser humano, psicologicamente, é a totalidade da humanidade. Ele não só a representa, mas ele é a totalidade da espécie humana. Ele é essencialmente a totalidade da psique da humanidade. Sobre esta realidade, várias culturas impuseram a ilusão de que cada ser humano é diferente. A humanidade está presa nesta ilusão há séculos e esta ilusão tornou-se realidade. Se alguém observa atentamente a estrutura psicológica total de si mesmo, ele irá descobrir que quando ele sofre, assim sofrerá toda a humanidade, em vários graus. Se você sente solidão, toda a humanidade conhece esta solidão. Agonia, ciúme, inveja e medo são conhecidos por todos. Então, psicologicamente, interiormente, uma pessoa é como outro ser humano. Pode haver diferenças físicas, biológicas. Um é alto ou baixo, e assim por diante, mas basicamente uma pessoa representa toda a humanidade. Então, psicologicamente, você é o mundo; você é responsável pela totalidade da humanidade, não por si mesmo, como um ser humano separado, o que é uma ilusão psicológica... Se alguém compreende o significado total do fato que ele é, psicologicamente, o mundo, então a responsabilidade se torna amor avassalador. – Krishnamurti, Letters to Schools, vol I, p 20"

Acho que consigo entender que a última frase, em negrito, é um dos pontos cruciais dos ensinamentos do Krishnamurti. Tenho a sensação que, sem ver isso, continuaremos andando em círculos.

O autoconhecimento já é difícil, mas como ver que o que faço afeta toda a  humanidade? Isso implica observar não só a si mesmo mas todos os outros indivíduos. Como ver que todos os 6 ou 7 bilhões são iguais? Será que isso é realmente verdade?

Como vocês veem isso? 

 

ResponderCitar (Quote)
Postado : 07/05/2018 12:38 pm
Share:
Fechar Menu
  
Funcionando

Por favor Entrar ou Cadastrar